domingo, 26 de junho de 2016

TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO DO SARCOMA DE KAPOSI 2016

 SARCOMA DE KAPOSI
A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Por ser um tratamento sistêmico, atinge não somente as células cancerígenas senão também as células sadias do organismo. De forma geral, a quimioterapia é administrada por via venosa, embora alguns quimioterápicos possam ser administrados por via oral.

Os medicamentos sistêmicos usados com mais frequência no tratamento do sarcoma de Kaposi pertencem a um grupo conhecido como antraciclinas lipossomais. As antraciclinas tratam muitos tipos de câncer. As antraciclinas lipossomais, são contidas em pequenas esferas de gordura. Nesta forma, elas são melhor absorvidas pelos tumores e têm menos efeitos colaterais. As antraciclinas usadas para tratar o sarcoma de Kaposi são doxorrubicina lipossomal e daunorrubicina lipossomal.

Outros quimioterápicos que tratam o sarcoma de Kaposi incluem o paclitaxel, a gemcitabina e a vinorelbina. As drogas utilizadas com menos frequência incluem a bleomicina, vinblastina, vincristina e etoposido.

Mais da metade dos pacientes com sarcoma de Kaposi tratados com quimioterapia melhoram, mas geralmente a doença não desaparece completamente. Às vezes, se as lesões não estão causando problemas ou aumentando em tamanho e quantidade, a quimioterapia pode ser interrompida. Se a doença começar a piorar, o tratamento pode ser reiniciado. 

Pode ser difícil administrar a quimioterapia por longos períodos de tempo em pacientes com problemas imunológicos, como com a AIDS, porque os quimioterápicos também podem enfraquecer o sistema imunológico. Em todos os pacientes, é importante tentar melhorar a resposta imunológica e tratar as infecções relacionadas. Isto é especialmente importante quando se administra a quimioterapia.

Os medicamentos quimioterápicos atacam as células que se dividem rapidamente, razão pela qual agem sobre as células cancerígenas. Mas outras células no corpo, como as da medula óssea, revestimento da boca e dos intestinos e os folículos pilosos, também se dividem rapidamente, e são susceptíveis de ser afetadas pela quimioterapia, o que pode conduzir a efeitos colaterais.
Os efeitos colaterais da quimioterapia dependem do tipo de medicamento, da dose administrada e do tempo de tratamento. Os efeitos colaterais mais comuns incluem:

  • Náuseas.
  • Vômitos.
  • Perda de apetite.
  • Feridas na boca.
  • Diarreia.
  • Perda de cabelo.
  • Infecção.
  • Hematomas ou hemorragias.
  • Fadiga.
  • Neuropatia.
  • Síndrome pés e mãos.

Em alguns casos pode ser necessária a prescrição de medicamentos para ajudar aliviar os efeitos colaterais. No entanto, estes efeitos colaterais são geralmente de curto prazo e tendem a desaparecer com o término do tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..