segunda-feira, 27 de junho de 2016

CÂNCER DE PULMÃO DEFINIÇÃO 2016

CÂNCER DE PULMÃO
CÂNCER DE PULMÃO DEFINIÇÃO
O câncer é o aparecimento de um conglomerado de células malignas que, com o passar do tempo, resultam no aparecimento e desenvolvimento de um tumor. 

Quando o processo é iniciado no pulmão, estamos diante de um câncer primário deste órgão. Em alguns casos, o pulmão pode ser também acometido por tumores que se originaram em outros órgãos, caracterizando metástases pulmonares e não tumores primários do pulmão.

 O câncer de pulmão ( ou tumor primário do pulmão ) é um dos tipos de câncer mais frequentes em homens e mulheres e com os maiores índices de mortalidade e letalidade, acarretando grande impacto na população. 

A grosso modo podemos dividir os tumores malignos primários do pulmão em carcinoma de pequenas células ('oat-cell' ) ou não-pequenas células. Estes últimos podem ainda ser adenocarcinoma, carcinoma de células escamosas, carcinoma de grandes células, entre outros.

O câncer de pulmão é o tipo mais comum de tumor no mundo e pode ser dividido em dois tipos: tumores de células não-pequenas (correspondendo a cerca de 80% dos casos), e tumores de células pequenas (mais agressivos, correspondendo a 20% dos casos totais).

 Estatísticas mostram que mais de 27 mil casos de câncer de pulmão foram detectados no Brasil em 2012, sendo que a maioria atingiu homens. A doença fez mais de 21 mil vítimas no mesmo ano.
O número de casos entre as mulheres têm aumentado devido ao maior número de mulheres fumantes.
                                       
O tabagismo (tanto passivo quanto ativo) é a principal causa da doença, correspondendo a cerca de 90% do número total de casos. Outros fatores incluem exposição a radônio e solventes químicos, exposição a asbestos e arsênio, e fatores genéticos.O diagnóstico do câncer de pulmão é difícil e muitos casos são detectados em estágio avançado. As técnicas incluem biópsia, exames de raio-X e exames de tomografia computadorizada e imagem. Dependendo do grau de desenvolvimento do tumor, ele pode ser classificado em estágios de I (localizado no pulmão) a IV (espalhado pelo corpo, metástase). 

Algumas complicações da doença são: suscetibilidade a infecções, dificuldade de respirar, metástase e, eventualmente, morte.O tratamento de escolha irá depender do tipo de tumor e do seu grau de desenvolvimento. As abordagens empregadas se baseiam na remoção cirúrgica do tumor, uso de quimioterapia, radioterapia e agentes biológicos (como anticorpos).Se a pessoa foi detectada com a doença, é importante que ela adote medidas que facilitem a respiração e reduzam o desconforto. 

Ingerir pequenas porções de comida evita o risco de engasgamento e sufocamento. É também muito importante que o doente pare de fumar para não agravar o quadro.A melhor medida preventiva é a interrupção do tabagismo, tanto passivo quanto ativo. 
Dietas saudáveis ricas em antioxidantes e vitaminas também ajudam na prevenção da doença, uma vez que elas protegem as células de possíveis lesões.Estima-se que 10 a 15 anos após parar de fumar, a probabilidade de desenvolver câncer de pulmão é semelhante ao de alguém que nunca fumou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..