terça-feira, 28 de junho de 2016

CÂNCER DOS RINS CUIDADOS 2018

CÂNCER DOS RINS
Câncer de rim cuidados
Tratamento de Câncer de rim
A cirurgia é o único tratamento definitivo para o câncer de rim. A nefrectomia radical, que é a retirada do rim, da glândula adrenal e de linfonodos regionais, é o tratamento tradicional e mais indicado para casos de tumores que se originam nos rins.

SAIBA MAIS
O diagnóstico de câncer
Câncer e fertilidade
Alimentos que previnem o câncer
No entanto, graças à evolução da medicina e dos procedimentos de diagnóstico, a nefrectomia radical, em boa parte dos casos, é preterida pela nefrectomia parcial. Este novo tipo de tratamento consiste na retirada do tumor, mas sem a necessidade de retirar totalmente o parênquima renal. Em geral, os resultados da cirurgia parcial são semelhantes ao da radical.

Entre as opções menos invasivas, há a possibilidade de o paciente ser submetido a uma nefrectomia radical laparoscópica, que oferece os mesmos índices de cura que a cirurgia aberta. Para este tipo de intervenção, as chances de morte são bem menores e o tempo de internação diminui consideravelmente. É possível utilizar a cirurgia laparoscópica para a realização da nefrectomia parcial, porém em casos bastante selecionados, e, às vezes, com índices de possíveis complicações superiores aos da cirurgia aberta.

Sintomas de Câncer de rim
O câncer de rim raramente causa sinais ou sintomas em seus estágios iniciais. Nos estágios mais avançados, no entanto, alguns sintomas são muitos comuns, como:

  • Presença de sangue na urina, dando a ela uma coloração anormal e avermelhada
  • Dor nas costas persistente, concentrada principalmente logo abaixo das costelas
  • Dor abdominal
  • Varicocele
  • Perda de peso
  • Dor no flanco
  • Fadiga
  • Febre intermitente.

Casos avançados
Para os pacientes que apresentam o câncer de rim já em estado avançado, com presença de metástases, por exemplos, o tratamento é mais difícil, porém ainda possível. Para esses casos, o tratamento sistêmico com imunoterapia ou pelo uso de drogas inibidoras da angiogênese costuma ser o mais indicado. Esses medicamentos, associados ou não ao tratamento cirúrgico (dependendo muito do caso do paciente) podem levar ao controle e à regressão da doença.

Ao contrário de muitos outros tumores, o câncer de rim responde muito mal aos tratamentos oncológicos convencionais: quimioterapia e radioterapia.

Expectativas
Em alguns casos, principalmente quando ambos os rins estão comprometidos, o câncer pode espalhar rapidamente, atingindo outros órgãos, como o pulmão. Em cerca de um terço dos casos, o câncer já se espalhou pelo corpo e o paciente já desenvolveu metástases no momento do diagnóstico. Para estes, o tratamento é muito mais difícil e as chances de cura diminuem consideravelmente.

Em geral, a recuperação do paciente depende da extensão do câncer e do bom funcionamento do tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..