domingo, 26 de junho de 2016

TRATAMENTO DE MELANOMA 2016

 MELANOMA
Tratamento de Melanoma
O melhor tratamento depende do tamanho e estágio do câncer, sua saúde e suas preferências pessoais.

Melanomas em estágio inicial
O tratamento para o melanoma em estágio inicial geralmente inclui cirurgia para remover o tumor. O melanoma muito fino pode ser removido totalmente durante a biópsia e não necessitar de tratamento adicional. O cirurgião irá remover o cancro, bem como uma margem de pele normal e de uma camada de tecido normal por baixo da pele. Para as pessoas com melanomas em estágio inicial, este pode ser o único tratamento necessário.

Melanomas avançados
Se o melanoma se espalhou para além da pele, as opções de tratamento podem incluir:
Cirurgia para remover linfonodos comprometidos
Quimioterapia
Radioterapia
Terapia biológica
Terapia-alvo.
 convivendo (prognóstico)
Convivendo/ Prognóstico
Algumas mudanças de hábito podem ajudar a gerenciar os efeitos colaterais que o tratamento pode causar. Se o médico deu instruções ou medicamentos para tratar estes efeitos secundários, não se esqueça de usá-los. Em geral, hábitos saudáveis, como comer uma dieta equilibrada, dormir o suficiente e exercício pode ajudar a controlar os seus sintomas.

Tratamento para náusea ou vômito inclui identificar e tratar os primeiros sinais de desidratação, como ter a boca seca ou sensação de tontura ao levantarse. Comer pequenas refeições pode ajudar
Tratamento para diarreia inclui descansar o estômago e observar sinais de desidratação. Verifique com o médico antes de utilizar qualquer medicamento sem receita para diarreia
Tratamento para a constipação inclui exercícios leves juntamente com a ingestão de líquidos e uma dieta rica em frutas, vegetais e fibras. Verifique com o médico antes de usar um laxante para a sua constipação
Tratamento para fadiga inclui obter um descanso extra. A fadiga é muitas vezes pior no final do tratamento ou logo após o término do tratamento
Tratamento para problemas de sono inclui ir para a cama no mesmo horário todas as noites e fazer exercícios durante o dia
Tratamento para dor inclui o uso de compressas quentes e frias.
Estresse, perda de cabelo e imagem corporal

O diagnóstico de melanoma e a necessidade de tratamento pode ser muito fatigante. Aprender técnicas de relaxamento pode ajudar a reduzir o stress.

A queda de cabelo pode ser emocionalmente estressante. Nem todos os medicamentos quimioterápicos causam queda de cabelo. E algumas pessoas têm apenas um desgaste leve. Converse com o médico sobre a possibilidade da perda de cabelo ser um efeito colateral esperado.

Seus sentimentos sobre seu corpo podem mudar depois de um diagnóstico de melanoma e a necessidade de tratamento. A forma como você vê seu corpo muda ao falar abertamente sobre suas preocupações com o seu parceiro(a) e discutir seus sentimentos com o médico. Ele pode também ser capaz de encaminhá-lo para grupos que podem oferecer mais apoio e informação.

 prevenção
Cuidado com a exposição solar

É extremamente importante evitar a exposição solar sem proteção adequada para prevenir o câncer de pele. Para isso, é necessário adotar uma série de hábitos:

Usar filtro solar FPS no mínimo 30, diariamente. Reaplique-o pelo menos mais duas vezes no dia e espere pelo menos 30 minutos após a aplicação para se expor ao sol.

Procure evitar os momentos de maior insolação do dia (entre 10h e 16h) e fique na sombra o máximo que você puder. O sol emite vários tipos de radiação, sendo os tipos UVA e UVB os mais conhecidos. Os raios UVB são os mais prejudiciais, responsáveis por aquela pele avermelhada, que fica ardendo, e sua concentração é maior nos horários centrais do dia, quando o sol está mais forte. Já os raios UVA são aqueles que deixam a pele bronzeada e oferecem menos risco.

Além do protetor solar, use protetores físicos, como chapéus e camisetas.

Conheça sua pele
Examinar sua pele periodicamente é uma maneira simples e fácil de detectar precocemente o câncer de pele. Com a ajuda de um espelho, o paciente pode enxergar áreas que raramente consegue visualizar. É importante observar se há manchas que coçam, descamam ou sangram e que não conseguem cicatrizar, além de perceber se há pintas que mudaram de tamanho, forma ou cor. O diagnóstico precoce é muito importante, já que a maioria dos casos detectados no início apresenta bons índices de cura.

Vá ao dermatologista
É importante que as pessoas com fatores de risco sejam acompanhadas por um dermatologista. Em casos mais arriscados, a recomendação do médico pode ser a prevenção absoluta contra exposição solar. Nessas situações, pode ser que o especialista receite suplementação de vitamina D, para evitar a deficiência e conseguir manter o paciente o mais longe possível do sol.

Para pacientes que já sofreram como câncer de pele e foram tratados, é ainda mais importante o acompanhamento. Uma vez tratado, o paciente com câncer de pele não deve ser abandonado nunca. O dermatologista irá acompanhar o local de onde o câncer foi retirado, principalmente a pele no entorno, e cuidar para que o tumor tenha sido completamente removido e tratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..