domingo, 26 de junho de 2016

CÂNCER DE MAMA 2016

CÂNCER DE MAMA
CÂNCER DE MAMA

O QUE É:
Assim como os tumores de outras partes do corpo, o Câncer de Mama acontece quando, através de estímulos diversos, uma célula sofre dano em seu DNA e passa a se multiplicar de forma acelerada e desordenada, substituindo o tecido saudável. Tem a capacidade de invadir outros órgãos localmente ou à distância, através da circulação sanguínea ou linfática.

Não se trata de uma doença única. Varia de acordo com tipo (ductal, lobular, medular, etc), presença de receptores para hormônios e de hiper expressão da proteína HER2. Além disso, cada vez mais novas descobertas moleculares sobre esta entidade são descobertas.

EPIDEMIOLOGIA:
É considerado o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, perdendo somente para o câncer de pele não melanoma. A incidência é mais elevada (>80 casos/100.000) na maioria das regiões desenvolvidas e baixa (<40 casos/100.000) na maior parte das regiões em desenvolvimento. Tem-se observado tendência de aumento dos casos nestas últimas, fato atribuído ao envelhecimento da população, à urbanização, à mudanças no estilo de vida e também pelo maior acesso aos exames diagnósticos.

No Brasil, a incidência estimada para 2013 era de 52.680 casos novos. A incidência é maior nas capitais da região Sudeste (100,41 casos/100.000) e menor nos estados da região Norte (19,38 casos/100.000), onde há predomínio do câncer de colo uterino.

Embora raro, o câncer de mama pode, sim, afetar os homens. Representam menos de 1% do total de casos.

A mortalidade por câncer de mama em alguns países desenvolvidos tem reduzido, em grande parte devido ao diagnóstico precoce e aos avanços no tratamento. Entretanto, ela continua alta nos países em desenvolvimento. No Brasil, representa a principal causa de mortalidade por câncer entre as mulheres.

FATORES DE RISCO:
Vários fatores estão relacionados a um maior risco de desenvolver câncer de mama:
- idade;
- etnia (alguns grupos apresentam, com maior frequência, mutações genéticas que aumentam o risco de desenvolvimento da doença – BRCA 1 e BRCA 2);
- hiperplasia típica da mama
- história familiar positiva, principalmente em parentes de primeiro grau;
- exposição hormonal prolongada: menarca (primeira menstruação) precoce, menopausa tardia, não ter filhos ou ter o primeiro após os 35 anos, terapia de reposição hormonal;
- álcool e cigarro;
- obesidade
- fatores dietéticos, como consumo de grande quantidade de gordura saturada.

Amamentação, ingestão de dieta saudável (rica em verduras e frutas) e prática de exercícios físicos têm sido apontados como possíveis fatores protetores para a doença.

SINAIS E SINTOMAS:
O câncer de mama, em grande parte das vezes, particularmente em fases mais iniciais, é assintomático. Nesta fase a doença pode ser identificada através de exames de rastreamento (como mamografia por exemplo).

Quando a doença é sintomática, o paciente (mulher ou homem) pode apresentar:
- nódulo na mama (normalmente endurecido podendo ser aderido aos planos profundos ou não);
- aumento no tamanho dos linfonodos das axilas ou de outras regiões ( infra ou supraclaviculares) , alterações da pele (vermelhidão ou aspecto de casca de laranja),alterações no mamilo, edema na mama, dor na mama, entre outros.
- sinais de doença metastática: ossos (dor óssea), fígado (dor, náuseas, distensão abdominal, icterícia), pulmão (falta de ar), ente outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..