segunda-feira, 27 de junho de 2016

CÂNCER DE PULMÃO QUIMIOTERAPIA 2018

 QUIMIOTERAPIA
Quimioterapia para câncer de pulmão
A quimioterapia para câncer de pulmão tem como objetivo destruir as células cancerígenas, localizadas no pulmão ou espalhadas pelo organismo, e é geralmente administrada por injeção na veia ou através de um cateter, um pequeno tubo colocado numa grande veia durante todo o tratamento. Este tratamento pode durar 1 ano ou mais.

A quimioterapia pode ser realizada antes da cirurgia para reduzir o tumor e tornar mais fácil e sua retirada, ou pode ser realizada após a cirurgia para destruir as células cancerígenas, que possam ainda restar no corpo. Nos casos onde a cirurgia é contraindicada e nos casos de cânceres avançados, a quimioterapia é o principal tratamento, sendo utilizada para controlar o crescimento do tumor e aliviar os sintomas da doença.

Geralmente, a quimioterapia utiliza a combinação de 2 medicamentos como Cisplatina, Etoposídeo, Gefitinibe, Paclitaxel, Vinorelbina ou Vimblastina, sendo que os efeitos colaterais que podem surgir, são:

  • Perda de cabelo;
  • Inflamação da boca;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia ou prisão de ventre;
  • Infecções;
  • Alterações sanguíneas;
  • Cansaço extremo.

A maioria dos efeitos colaterais desaparecem após terminar o tratamento, mas em alguns casos podem ser utilizados analgésicos ou remédios para o enjoo, para aliviar os sintomas e tornar o tratamento mais fácil de ser seguido.
Outras dicas de terapia para câncer de pulmão.
-É muito importante parar de fumar para não agravar o quadro.

Siga corretamente os conselhos de seu médico para a terapia.

Se você foi diagnosticado com a doença, cuide bastante de sua saúde pulmonar. Evite contato com doentes e hidrate-se constantemente. Beber água ajuda a lubrificar as vias aéreas e reduz o risco de doenças como pneumonia, tuberculose, etc.

Adote medidas que facilitam a respiração. Algumas incluem: apontar o ventilador para o seu rosto para facilitar a captura de ar, sente-se próximo a janelas, diminua a temperatura do ambiente (isso ajuda a respiração) e evite fazer esforços físicos intensos.

Ingira pequenas porções de comida para não se sufocar ou engasgar.

Durma bem e se alimente bem.– Faça exercícios de respiração. Isso pode ser auxiliado por um fisioterapeuta.

Ache uma posição confortável para se sentar e dormir que não atrapalhe a respiração.

É aconselhável evitar tomar antioxidantes (a não ser se for recomendado por médicos), no caso de câncer de pulmão. Na verdade, de acordo com um estudo dirigido por suecos e publicado no início de 2014 na revista médica americana “Science Translacional Medicine”, os suplementos de vitaminas antioxidantes (ex.: vitamina A, C, E ou beta-caroteno) aceleraram o desenvolvimento de lesões pré-cancerosas ou câncer precoce no pulmão em ratos e células humanas em laboratório. Isto é o que mostra um estudo que pela primeira vez elucida este mecanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..