segunda-feira, 27 de junho de 2016

CÂNCER DE PULMÃO TRATAMENTO CASEIRO

CÂNCER DE PULMÃO
Tratamento do câncer de pulmão
Antes de qualquer tratamento, o paciente será submetido à uma série de exames chamados de exames de estadiamento, onde será avaliada a extensão da doença. Esta avaliação é fundamental para uma melhor análise das condições de saúde e da melhor abordagem terapêutica para o paciente em questão. 

Dentre os exames de estadiamento em câncer de pulmão podemos citar: tomografia do tórax e abdômen, cintilografia óssea, exame de imagem do cérebro (por exemplo ressonância nuclear magnética) e a tomografia por emissão de pósitrons ( PET-scan ). A realização dos exames quando indicados deve partir do especialista.

O tratamento da doença também é multidisciplinar e depende muito do subtipo de câncer e da fase em que a doença se encontra. No que se refere ao câncer não pequenas células de pulmão, o tratamento cirúrgico é indicado em fases iniciais, podendo ser complementado ou não com quimioterapia, a depender do caso.

 Em fases um pouco mais avançadas, onde há comprometimento de linfonodos (gânglios) mediastinais, pode ser necessária a estratégia de quimioterapia associada à radioterapia, seguida ou não de cirurgia em casos selecionados. Na doença metastática ou avançada o tratamento sistêmico é armamentário importante (quimioterapia antiblástica ou com agentes "alvo" ).

 A radioterapia na doença avançada também pode ser necessária ( por exemplo para paliação de sintomas de dor ou para tratamento de metástases cerebrais). Nos tumores de pequenas células a doença é classificada em extensa ou localizada, sendo a quimioterapia o pilar do tratamento da primeira e a quimio radioterapia o pilar do tratamento da última.

 Vale ressaltar que o tratamento do câncer de pulmão, seja ele de qualquer tipo, é complexo e aqui colocamos somente uma ideia geral das estratégias terapêuticas. É muito importante que cada caso específico seja individualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..