segunda-feira, 27 de junho de 2016

DIAGNOSTICO DO CÂNCER DE PULMÃO 2018

  CÂNCER DE PULMÃO
Quando consultar um médico em caso de câncer de pulmão?
Em caso de câncer de pulmão, é evidente que somente um médico poderá prescrever o tratamento.No entanto, se você for um fumante, considere fazer um controle (check-up) regular no seu médico, e não hesite em efetuar radiografias de seus pulmões, mesmo se isso for angustiante por causa do medo do resultado, pois é importante ressaltar que mais cedo o tumor for detectado, maiores as chances de sobrevivência.

Diagnóstico do câncer de pulmão
O diagnóstico do câncer de pulmão envolve profissionais de diferentes especialidades (por exemplo o clínico geral, oncologista clínico, pneumologista, radiologista, cirurgião torácico etc.). 

Os exames de imagem são importantes nesse processo, sendo o RX de tórax muitas vezes o primeiro a ser realizado. A tomografia de tórax pode mostrar estruturas torácicas com mais detalhes e ser útil para a próxima etapa diagnóstica.

 Diante da suspeita clínica e do aparecimento de nódulo ou massa em exame de imagem (RX de tórax e/ou tomografia de tórax por exemplo), o paciente é encaminhado para a realização de procedimento que obtenha material para diagnóstico histopatológico (biópsia). 

Esse processo pode ser realizado através de broncoscopia com biópsia transbrônquica, punção-biópsia guiada por tomografia, pleuroscopia, mediastinoscopia, ou ainda cirurgia aberta. Em algumas situações o diagnóstico histológico é realizado com biópsia de um sítio de metástase da doença ( por exemplo biópsia de nódulo no fígado ou de um gânglio supraclavicular).

OBS 
(O diagnóstico consiste principalmente em uma radiografia do tórax (o tumor pode ser observado de modo geral, como uma sombra na radiografia).No entanto, o câncer é frequentemente difícil de diagnosticar, às vezes, porque muitas vezes se desenvolve sem sintomas claros e precisos. Em caso de sintomas suspeitos, tosse que dura,  sangue no escarro, procure imediatamente atendimento médico, especialmente se você for um fumante.Outros exames diagnósticos incluem:– Tomografia computadorizada.– Exame do escarro. Nesse exame o médico irá investigar a presença de células cancerígenas.– Biópsia. Nesse exame o médico irá remover parte do tecido pulmonares através de uma broncoscopia ou mediastinoscopia. O tipo celular é analisado e o médico pode definir qual o tipo de tumor em qual estágio o tumor está.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..