domingo, 26 de junho de 2016

CÂNCER DE MAMA QUIMIOTERAPIA

CÂNCER DE MAMA
OS POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS DA QUIMIOTERAPIA

A quimioterapia pode causar diversos efeitos colaterais indesejáveis, como náuseas e vômitos, diarreia, constipação e prisão de ventre e queda dos cabelos. Algumas pessoas podem apresentar todos os efeitos descritos, enquanto outras somente alguns ou nenhum deles. O oncologista deverá informá-la sobre os possíveis efeitos colaterais e as formas de minimizá-los.

O radioterapeuta e equipe de enfermagem devem orientá-la sobre os cuidados específicos que deverão ser adotados durante o tratamento de radioterapia, que variam muito de acordo com a região a ser irradiada.

Dicas gerais:

• Pele: Lave a pele irradiada com sabão suave a água morna. Tente não coçar e esfregar a região.

• Pomadas: Aplique pomadas ou cremes sobre a pele, somente com aprovação médica.

• Roupas: prefira as folgadas e confortáveis.

• Proteja do sol: Se possível, cubra a região com roupas claras.

TERAPIA COM ANTICORPO MONOCLONAL
Os anticorpos monoclonais, ligando-se às células cancerígenas e destruindo-as especificamente, têm geralmente menor grau de toxicidade à paciente que os quimioterápicos convencionais.

 Ainda assim podem gerar alguns efeitos colaterais durante a administração da medicação, como falta de ar, sensação de calor, queda da pressão arterial e rubor. 

Notifique imediatamente a equipe que te atende no hospital ou clínica! Nas administrações posteriores, a tendência é que os efeitos adversos diminuam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..