segunda-feira, 27 de junho de 2016

CÂNCER DE RIM RESUMO 2018

CÂNCER DE RIM
Câncer de Rim  Resumo 
O câncer de rim é uma neoplasia das células renais cujo tipo mais comum é o adenocarcinoma renal, como o carcinoma de células claras, que corresponde a 70-90% dos casos totais de câncer de rim. Estudos mostram que a doença é mais comum em pacientes acima dos 50 anos de idade e em homens. No Brasil, em 2008 foram registrados pouco mais de 4 mil casos de câncer, sendo que a taxa de mortalidade foi de 54%. As causas do câncer de rim ainda não são conhecidas, entretanto acredita-se que fatores genéticos e ambientais, como o tabagismo, obesidade e hipertensão possam desencadear a doença.

Pacientes obesos, tabagistas e idosos são alguns dos grupos de risco da doença. No inicio, ocâncer de rim geralmente não apresenta sintomas, entretanto, com o avanço do tumor, sinais como sangue na urina, dores abdominais e febre podem surgir. O diagnóstico normalmente acontece nos estágios avançados da doença e é feito por técnicas de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Quando não diagnosticado a tempo e não tratado adequadamente, o câncer de rim pode se metastizar e atingir outros órgãos. Algumas das complicações da doença decorrem da produção de substâncias que alteram o funcionamento do organismo e os sintoms podem ser hipertensão, Síndrome de Cushing, alterações hepáticas, etc. Os tratamentos irão depender do tipo de câncer e do grau de evolução. O médico poderá optar pela cirurgia, caso o tumor esteja confinado ao rim, ou pode lançar mão da imunoterapia ou quimioterapia.

Plantas medicinais como o ginseng e tríbulus estão sendo estudadas devido a suas propriedades de inibir a progressão tumoral. Além disso, o uso de plantas como valeriana, camomila e bardana pode auxiliar na melhoria da qualidade de vida do paciente, como melhora do sono, digestão, etc. A homeopatia pode ser usada como um tratamento complementar também para melhorar aspectos de qualidade de vida do paciente e tolerância aos tratamentos alopáticos.

Caso você seja diagnosticado com o câncer de rim, converse com seu médico, amigos e familiares para dividir seus problemas e angústias com eles. Para se prevenir da doença, adote medidas como evitar o tabagismo, manter uma dieta saudável, evitar o sobrepeso, controlar a pressão arterial e não se expor a agentes tóxicos.

Definição câncer de rim
O câncer de rim ou câncer renal é um tumor que se origina pelo crescimento descontrolado das células do rim. Dependendo do tipo de célula atingido, o câncer de rim pode receber diversas denominações. O tipo mais comum é o adenocarcinoma renal, como o carcinoma de células claras, que atinge o parênquima renal.

Outros tipos de câncer renal também podem ocorrer como o carcinoma de células transicionais que atinge os ureteres. Em crianças, um tipo particular de tumor é chamado de tumor de Wilms. Nem todos os tumores renais são malignos, entretanto os que são,e podem atingir a medula renal, veia renal e, algumas vezes, a veia cava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..