segunda-feira, 27 de junho de 2016

TRATAMENTO DO CÂNCER DE RIM 2018

  CÂNCER DE RIM  Tratamentos câncer de rim
O tratamento para o câncer de rim irá depender do tipo celular atingido, estágio do câncer e comprometimento de outros órgãos ou estruturas.
Cirurgia
Quando o câncer de rim não atingiu outros órgãos, ou seja, não é metastático, uma cirurgia pode ser realizada para remoção da massa tumoral. Nesse caso, a cirurgia chama-se nefrectomia. Na nefrectomia radical, remove-se o rim, parte do tecido adjacente e os linfonodos. Se a adrenal for atingida, ela também pode ser removida. A nefrectomia pode ser feita pelo método convencional ou por vídeo laparoscopia.

Outra abordagem é a nefrectomia parcial. Nesse caso, o médico remove o tumor e uma porção do tecido adjacente. Esse tratamento pode ser indicado quando o tumor é pequeno ou quando o paciente possui apenas um rim. No geral, a nefrotomia parcial é indicada pois evita posteriores complicações da remoção completa dos rins.


Outros tratamentos
Quando a cirurgia não é possível, o médico poderá indicar outros tratamentos para reduzir a massa tumoral. Nessa estratégia, algumas das ferramentas usadas são:

– Supressão do fluxo sanguíneo para o tumor.
– Tratamento para congelar as células cancerosas (crioablação).
– Tratamento para queimar as células cancerosas (ablação por radio freqüência).

A escolha dessas terapias irá depender da localização do tumor e do seu estágio.

Tratamento do câncer de rim metastático
Quando o câncer renal atinge outros órgãos, o tratamento torna-se mais complicado e ofensivo. Nesse caso, o médico poderá tratar o paciente com imunoterapia com drogas como interleucina-2 e interferon alfa.

Outras drogas podem ser usadas para alvos celulares do câncer. Nesse aspecto, alguns dos medicamentos usados são o bevacizumabe, pazopanibe, sorafenibe, tensirolimo e everolimos. Dependendo do órgão atingido, o médico poderá escolher uma quimioterapia específica para o tumor.

Fitoterapia câncer de rim
Atualmente não existem plantas medicinais com ação comprovada contra o câncer renal. Entretanto há estudos que indicam que as saponinas da planta medicinal tríbulus inibem a proliferação das células de câncer de rim. O ginseng também tem sido estudado com inibidor da proliferação do tumor renal.

As plantas medicinais também podem ser usadas para melhorar a qualidade de vida do paciente e os sintomas que ele apresenta frente à quimioterapia. Nesse sentido, a fitoterapia pode melhorar o sono, o apetite e a disposição do paciente. Algumas ervas utilizadas nesse quesito são:

– Valeriana: para melhorar o sono.
– Camomila: para acalmar e melhorar o sono.
– Melissa: para melhoria dos sintomas gastrintestinais.
– Bardana: usada devido a suas propriedades diuréticas.
– Espinheira-santa: usada devido a suas propriedades diuréticas.
– Boldo: usado para melhorar sintomas gastrintestinais.

Homeopatia câncer do rim
A homeopatia pode ser utilizada como terapia complementar na melhoria dos sintomas do paciente. Alguns medicamentos podem ser usados para reduzir a dor, aumentar a disposição, a qualidade de vida, melhorar o apetite e o sono.Opções disponíveis incluem:

– Traumel S
– Graffite
– Calêndula
– Sulphur
– Passiflora
– Valeriana
Converse com o seu homeopata para verificar qual a melhor opção de tratamento no seu caso e qual a preparação necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..