domingo, 26 de junho de 2016

CÂNCER DE MAMA METASTÁTICO 2016

CÂNCER DE MAMA METASTÁTICO
Câncer de Mama Metastático
O câncer na mama é o mais diagnosticado do mundo. No Brasil, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 57.120 novos casos de câncer de mama foram diagnosticados em 2014.

O tipo mais comum de câncer de mama é o carcinoma ductal, que surge a partir dos canais que levam o leite dos lóbulos da mama até o mamilo. Outro tipo comum de câncer de mama é o carcinoma lobular, que começa nos lóbulos (glândulas produtoras de leite) da mama.

Apesar dos avanços na detecção precoce do câncer de mama, uma fração de pacientes ainda é diagnosticada já com a doença metastática, o que significa que o tumor se alojou em outras partes do corpo, além da mama e dos linfonodos em torno dela.

O câncer metastático tem o mesmo nome e apresenta os mesmos tipos de células que o tumor original. Por exemplo: o câncer de mama que se espalha para o pulmão e lá forma um tumor, é um câncer de mama metastático, e não um câncer de pulmão.

Quando o câncer de mama é diagnosticado, são realizados testes para estudar as células que estão causando o problema. As decisões sobre o tratamento são baseadas nesses testes.

Tumor metastático é aquele que se espalhou a partir do lugar onde se iniciou para outro local do corpo. Um tumor formado por células cancerígenas metastáticas é denominado tumor metastático ou metástase. O processo pelo qual as células cancerígenas se espalham para outras partes do corpo é também chamado de metástase.
Tipos de Câncer de Mama Metastático
Existem vários tipos de câncer de mama e cada um pode ser tratado conforme a especificidade do tumor.

Para isso, são feitos testes moleculares, que são fundamentais para escolher a melhor terapia contra o câncer de mama.

Tumores HER2+ RH+ ou RH-Tumores RH+/HER2-Tumores RH- / HER2- ou Tumores triplo negativos
Cerca de 20% das pessoas com diagnóstico de câncer de mama metastático, apresentam o fator HER2 + na superfície das células. O gene HER2 instrui as células para produzir esta proteína. Os tumores com aumento dos níveis de HER2 são referidos como HER2-positivo.

Os tumores HER2 + podem ou não apresentar receptores dos hormônios estrógeno e progesterona (RH) na superfície das células tumorais.

Testes Diagnósticos
Os principais testes realizados no diagnóstico do câncer de mama metastático incluem:

Teste para receptores de estrógeno e progesterona:
Mais da metade dos cânceres de mama necessitam do hormônio feminino estrógeno para crescer, enquanto outros tumores podem crescer independentemente do estrógeno. Os tumores dependentes de estrógeno produzem proteínas chamadas de receptores hormonais, que podem ser receptores de estrógeno, de progesterona ou ambos.

Quando receptores hormonais estão presentes no câncer de mama, a paciente pode se beneficiar de tratamentos que diminuam os níveis de estrógeno ou bloqueiem sua ação.


Teste para o receptor de fator de crescimento epidérmico tipo 2 (HER2)
HER2 (Human Epidermal growth factor Receptor 2) é uma proteína presente em cerca de 20% dos tumores da mama. A presença de HER2 no câncer de mama identifica pacientes que podem se beneficiar de tratamentos direcionados contra a proteína HER2. Medicamentos que tem como alvo a proteína HER2 incluem trastuzumabe, lapatinibe, pertuzumabe e trastuzumabe entansina.

Ki67
O Ki67 indica o quão rápido uma célula cancerosa se divide em duas células, ou seja, indica a velocidade de multiplicação da célula cancerosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..