segunda-feira, 27 de junho de 2016

DIAGNOSTICO DE CÂNCER DE ESTOMAGO 2016

 CÂNCER DE ESTOMAGO 2016
Diagnóstico de Câncer de estômago 
O diagnóstico é inicialmente feito com um exame clínico pelo médico. 
O maior desafio é fazer o diagnóstico precoce, onde a doença ainda seja passível de tratamento curativo. Métodos de rastreamento populacional tem se mostrado eficazes em países onde a incidência da doença é alta, como o Japão.


No nosso, os exames para diagnóstico são realizados caso haja o surgimento de sintomas sugestivos da doença. O teste diagnóstico mais útil e importante é a endoscopia digestiva alta, que permite além da identificação da lesão neoplásica na mucosa gástrica, a coleta de material para o diagnóstico histológico.
Ele irá avaliar os sintomas iniciais e o histórico do paciente. Dependendo da suspeita, o médico poderá indicar exames adicionais para comprovar a presença da doença:
– Endoscopia
– Tomografia computadorizada
– Exame radiológico do estômago
– Biópsia
– Avaliação citológica– Ultrassonografia endoscópica
– Ressonância magnética De acordo com o resultado do exame.  O câncer pode ser classificado em um destes quatro estágios:
– Estágio I: o tumor está limitado ao seu local inicial de origem.
– Estágio II: nesse estágio, o câncer começa a atingir as camadas mais profundas do tecido.
– Estágio III: o câncer cresce para camadas mais profundas do estômago e pode se expandir para os linfonodos.
– Estágio IV: o câncer já cresceu além do estômago e atingiu estruturas vizinhas. Nesse estágio ele pode atingir outros órgãos (metástase).
Complicações 
A principal complicação do câncer de estômago é a metástase, ou seja, o potencial do tumor se espalhar para outros órgãos. O tumor chega aos vasos sanguíneos e pode atingir outros tecidos e se proliferar. 

Nessas condições, o tumor pode levar o paciente à morte.Outra complicação que pode acontecer é a obstrução da passagem de alimentos devido ao crescimento da massa tumoral no estômago. 

Sangramentos também são freqüentes e incômodos para o paciente, além de vômitos e diarréias. Isso pode levar à perda de peso do paciente, o que pode agravar as condições de saúde gerais dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..