terça-feira, 28 de junho de 2016

GRUPOS DE RISCO PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA

 CÂNCER DE PRÓSTATA
Grupos de risco de câncer de próstata
O câncer de próstata é mais incidente na idade para as pessoas com idade avançada, ocorrendo, normalmente, em homens acima dos 50 anos, sendo que 75% dos casos ocorrem em pacientes com mais de 65 anos.

O histórico familiar de casos de câncer de próstata é um fator de risco. Homens cujo pai ou irmão tiveram a doença têm risco aumentado de desenvolver o tumor. Indivíduos da raça negra apresentam risco cerca de 2 vezes maior de manifestar a doença, além de chance de 2,5 a 3 vezes maior de morrer pelo câncer.

Outro fator de risco são os níveis elevados de hormônios sexuais masculinos, como ocorre no caso de usuários de anabolizantes. Fumantes também têm risco aumentado devido aos efeitos carcinogenéticos dos componentes inalados do cigarro.

Uma alimentação não saudável (ingestão exagerada de gorduras e baixo consumo de frutas e vegetais) e hábitos sedentários de vida também são fatores que podem desencadear alterações genéticas e celulares, levando ao aparecimento do câncer.

Pessoas com calvície precoce (na idade de 20 anos). De acordo, com um estudo publicado em fevereiro de 2011, os homens que sofriam de câncer de próstata foram duas vezes mais propensos a sofrer calvície prematura (com a idade de 20 anos). A calvície precoce pode então significar um sinal de alerta devendo-se fazer uma triagem com a idade de 40 anos.

Homens cujo dedo indicativo da mão direita é menor do que o dedo anelar tem 33% mais chances de desenvolver câncer de próstata em relação aos homens com um dedo indicativo maior do que o dedo anelar (Veja também sintomas e o diagnóstico de câncer de próstata).

Os homens com tricomoníase, uma doença sexualmente transmissível (DST). De acordo com pesquisadores americanos, esta DST pode promover o desenvolvimento do câncer de próstata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..