segunda-feira, 27 de junho de 2016

SINAIS DE CÂNCER DE PULMÃO 2018

 CÂNCER DE PULMÃO
Sinais de câncer de pulmão
Os sintomas mais comuns do câncer de pulmão são: tosse persistente e progressiva, mudança no padrão de tosse de um paciente, escarro com sangue, falta de ar, cansaço, dor no tórax, emagrecimento, nódulos palpáveis em região supraclavicular, rouquidão.

 Outros sintomas de doença avançada podem estar presentes, por exemplo alterações neurológicas. É bom lembrar que em fases iniciais pode não haver sinais ou sintomas específicos.

Epidemiologia
O câncer de pulmão é o mais prevalente dos tumores malignos, podendo atingir até 2% da população mundial. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), doença foi responsável por 20.622 mortes em 2008. Em 2012, foi estimado um total de 27.320 novos casos, sendo 17.210 em homens e 10.110 em mulheres. 

O número de mortes estimadas para 2012 foi de 21.867, sendo 13.677 em homens e 8.190 em mulheres. Os números ainda apontam que a sobrevida média de pacientes com câncer de pulmão é de 5 anos.

Abaixo há outros dados sobre o câncer de pulmão:
– O fumo (incluindo o fumo passivo) seria responsável por 7.5 a 9 casos de câncer do pulmão, em cada 10. Um quarto dos casos de câncer do pulmão no mundo ocorrem em não-fumantes. Não sabemos ainda se estes casos ocorrem por causa do tabagismo passivo ou de fatores genéticos. [Fonte: ATS, Suíça, março de 2010].

– Uma pessoa que fuma regularmente tem uma probabilidade de cerca 20% (1 em 5) de desenvolver um câncer de pulmão. Alguns livros médicos falam em uma probabilidade sobre de 1 em 7.

-cigarro câncer de pulmão- 85% dos pacientes que desenvolvem um câncer de pulmão morrem (dados de 2009), portanto trata-se de um dos cânceres mais fatais.

– Os homens são duas vezes mais afetados por este tipo de câncer do que as mulheres, porém esta diferença vem diminuindo, pois há cada vez mais mulheres fumantes.

– O câncer de pulmão é o mais mortal dos cânceres, matando metade dos pacientes durante o primeiro ano após o diagnóstico e 80% deles no prazo de dois anos. O risco é muito reduzido se você para de fumar, e a taxa de sobrevivência é muito maior quando a doença é diagnosticada precocemente. [Fonte: ATS, Junho de 2009].

– No Brasil mais de 90% dos casos de câncer de pulmão são diagnosticados em fase avançada.

– No mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, o câncer de pulmão tira a vida de 1.380.000 de pessoas por ano, cerca de 18,2% das mortes por câncer. [Fonte: ATS, 02 de Junho de 2010]. Mais de 12 milhões de novos casos de câncer de pulmão são diagnosticados a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..