segunda-feira, 27 de junho de 2016

CÂNCER DE ESTOMAGO CAUSAS

CÂNCER DE ESTOMAGO
Causas Câncer de estômago
As causas do câncer de estômago ainda não são totalmente esclarecidas. Acredita-se que exista uma correlação entre o tipo de dieta e o aparecimento do câncer de estômago. 

Pesquisadores acreditam que dietas com alimentos defumados, curados, com alto conteúdo de sal e conservantes são causadores do câncer do estômago.

Fatores genéticos também podem influenciar no aparecimento do câncer de estômago. 

Todas essas causas reunidas causam mutações nas células do estômago que começam a se proliferar de maneira descontrolada, gerando um tumor. 

Esse tumor pode ser localizado ou pode se espalhar para outros órgãos e isso é conhecido como metástase.

As células que levam ao tumor são: células glandulares (adenocarcinoma), linfonodos (linfomas), células produtoras de hormônios (tumor carcinoide), células musculares (leiomiossarcoma) e células do tecido nervoso no estômago (tumor estromal gastrintestinal).

O consumo excessivo de sal, ou seja, mais de 5 a 6g por dia, é um fator de risco importante para o câncer de estômago. Lembre-se que os brasileiros consomem em média 12g de sal por dia. 

O sal parece favorecer o surgimento da Helicobacter pylori no estômago. Estima-se que 75% dos casos de câncer de estômago estão ligados à bactéria H. pylori, que aumenta o risco de úlceras gástricas que é um fator de risco para o câncer de estômago.

( fatores predisponentes)
São fatores de risco comprovadamente relacionados à um aumento de risco de câncer de estômago: 

Dieta rica em sal e alimentos conservados em sal, baixo consumo de frutas, vegetais e fibras, dieta rica em nitritos,obesidade, tabagismo, gastrite crônica atrófica relacionada à infecção pela bactéria Helicobacter pylori, predisposição genética.

Epidemiologia
Estatísticas de Câncer de estômago 
O câncer de estômago varia muito em relação aos países, provavelmente devido ao tipo de alimentação. Em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha a mortalidade é de cerca de 3 a cada 100.000 habitantes. 

Em países como Chile, Japão e Portugal, a mortalidade chega a 29 a cada 100.000 habitantes. A incidência no Japão chega a 780 pacientes em 100.000 habitantes.

A alta taxa de câncer de estômago no Japão está ligada a uma elevada ingestão de sal, que é encontrado em grandes quantidades especialmente em molhos de soja.No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de estômago está em terceiro lugar de causas de câncer em homens e em quinto lugar como câncer mais freqüente em mulheres. 

O pico de incidência está em torno de 70 anos de idade. A incidência do câncer de estômago é quase o dobre em homens que em mulheres.

Estima-se que no Brasil anualmente existam 20.000 novos casos de câncer de estômago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..