segunda-feira, 27 de junho de 2016

CÂNCER DE PULMÃO CAUSAS 2018

 CÂNCER DE PULMÃO
CÂNCER DE PULMÃO CAUSAS 
O hábito de fumar ou de estar exposto ao cigarro mesmo a pessoa  não sendo fumante (mais conhecido como fumo passivo) é uma das principais causas do câncer de pulmão. Dados mostram que 9 dentre 10 casos de câncer de pulmão são devidos ao cigarro. Algumas fontes, como revelado na Conferência Mundial de câncer de pulmão em Denver (EUA), em setembro de 2015, estimam que o tabaco seja responsável por cerca de 80% dos casos de câncer de pulmão.

A fumaça do cigarro é repleta de agentes causadores de câncer, os carcinógenos. Esses compostos, quando em contato com as células do tecido pulmonar, causam lesões que levam ao surgimento da massa tumoral. Quanto maior o período da exposição, ou seja, quanto mais tempo e mais cigarros a pessoa fumar, maior será a lesão e os riscos de câncer.

É interessante observar que uma pessoa que fuma um maço (20 cigarros) por dia, pode desenvolver um câncer 20 anos após ter começado a fumar e outra que fuma dois maços (40 cigarros) por dia, pode desenvolver um câncer 10 anos depois.

Ressaltamos conforme estudos publicados em 2009, que as mulheres são mais vulneráveis do que os homens aos efeitos cancerígenos do fumo.

Um estudo realizado nos EUA publicado em agosto de 2011 mostrou que pessoas que fumam um cigarro 30 minutos após terem acordado, possuem um risco 79% maior de desenvolver câncer de pulmão em comparação com aqueles que esperam pelo menos uma hora antes de fumar o seu primeiro cigarro do dia. Este estudo foi realizado com 4.775 pessoas que sofriam de câncer e 2.835 que não sofriam dessa doença, sento todos fumantes.

Além do fumo, há outros agentes químicos que atuam como carcinógenos e lesionam as células pulmonares. Dentre eles:

  • – Arsênio
  • – Asbestos
  • – Poluentes, pesticidas e herbicidas– Radônio
  • – Solventes químicos, cloreto de vinila
  • – Metais como crômio, níquel, cádmio
  • – Berílio

A exposição a esses compostos normalmente se dá em trabalhadores de mineração, lavouras ou laboratórios químicos.

Doenças pulmonares como a tuberculose e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) aumentam o risco de desenvolvimento de câncer de pulmão.

Segundo um estudo de  2009, o consumo de uma cerveja por dia também aumentaria o risco de desenvolver um câncer do pulmão.

Por fim, cientistas têm mostrado que causas genéticas podem também ser a causa do câncer de pulmão, especialmente em não fumantes e fumantes passivos.

– Outro estudo publicado em junho de 2014, realizado sob a direção do Dr. Gu Fangyi do National Câncer Institute em Bethesda (EUA), sobre o primeiro cigarro após acordar, também demonstrou o grande risco para a saúde. 
O estudo descobriu que as pessoas que fumaram o primeiro cigarro até cinco minutos depois de acordar, possuem um pouco mais de 3 vezes o risco de sofrer de câncer de pulmão aumentado, em comparação com aqueles que esperaram mais de uma hora antes de fumar o seu primeiro cigarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..