terça-feira, 28 de junho de 2016

DIAGNOSTICO DO CÂNCER DE PRÓSTATA 2018

Diagnóstico do câncer de próstata 2016
O diagnóstico do câncer de próstata pode ser feito através de alguns exames.

– Um deles é o chamado exame de toque retal. Nele, o médico introduz o dedo no reto do paciente e apalpa a próstata para verificar se há alguma alteração na glândula.

– PSA: O teste de PSA mede no sangue o antígeno ou proteína PSA, que significa ” Prostat Specific Antigen ” ( antígeno prostático específico). Se a concentração de PSA no sangue excede certo limite, o médico pode suspeitar de câncer de próstata e realizar outros testes de diagnóstico: biópsia e exame de toque retal para confirmar o diagnóstico. No entanto, este teste não é muito específico e sua utilização ainda gera controvérsias (ver abaixo).
 CÂNCER DE PRÓSTATA
Controvérsia e orientações sobre a utilização do teste de PSA
Em outubro de 2011 um estudo publicado nos EUA pelo Grupo de Trabalho de serviços preventivos dos Estados Unidos (USPSTF) recomendou não realizar o teste de PSA em homens saudáveis ​​, porque não salva vidas e conduz para tratamentos desnecessários.

De acordo com o USPSTF a vantagem de usar o teste de PSA , caso exista, é muito tênue após 10 anos (ao nível epidemiológico).

As razões científicas para essa crítica são as seguintes:
– A grande maioria dos homens, mesmo portadores de células cancerosas, jamais serão afetados por esse tipo de câncer cujo desenvolvimento muitas vezes é bem lento. Mesmo para aqueles que sofrem de um tumor agressivo na próstata, o teste não melhora a taxa de sobrevivência, uma vez que não há nenhuma evidência até agora sobre uma vantagem em iniciar o tratamento mais cedo para esses cânceres que são metastáticos.

– Os resultados de PSA levaram um milhão de homens a serem submetidos à cirurgia de próstata ou radioterapia, ou ambos. Destes, pelo menos 5000 morreram após a cirurgia e entre 10.000 a 70.000 sofreram complicações graves.

– O comitê também estimou que 200.000 a 300.000 deles sofreram de impotência, incontinência urinária ou ambos. Estas complicações e o grande número de homens que sofrem levaram o inventor do teste, o Dr. Richard Ablin , a o qualificar como “desastre de saúde pública “.

Em outras palavras, o presente estudo mostra que muitos tratamentos desnecessários de câncer de próstata têm sido estabelecidos. Eles sugerem dados epidemiológicos interessantes ao escrever sobre 1.000 homens detectados por um teste de PSA, 1 homem que evitaria a morte de câncer de próstata (por causa do teste de PSA ), 1 homem desenvolveria coágulos de sangue em suas pernas ou nos pulmões devido ao tratamento de câncer, 2 homens sofreriam um ataque cardíaco por causa do tratamento e 40 homens sofreriam de disfunção erétil ou dificuldade em controlar a urina (incontinência urinária ), também por causa dos tratamentos .

Em maio de 2013, os urologistas americanos emitiram uma posição com mais detalhes: realizar teste de PSA nos grupos de risco e, após uma discussão, com o paciente que é uma pessoa saudável, uma abordagem mais personalizada para a medicina.

Adicionalmente, para os homens do grupo de risco (negros, casos de câncer na família), eles aconselham a realizar um teste de PSA anualmente entre os 40 e 69 anos.

Em pessoas saudáveis ​​(que não estão em grupos de alto risco), os urologistas recomendam a discussão com o médico, para ver “caso a caso”, se é recomendável realizar o teste anualmente para homens com idade entre 55 a 69 anos (entre 50 et 69 anos no Brasil, fonte: Sociedade Brasileira de Urologia, nov. 2013).

Antes dos 40 anos para o grupo de risco, dos 55 anos (no Brasil é 50 anos, fonte: Sociedade Brasileira de Urologia, nov. 2013) para pessoas saudáveis ​e após 70 anos não é recomendado o teste de PSA (exceto quando recomendado pelo médico).

– Medir o tamanho dos dedos (método mais original)

Homens cujo dedo indicador da mão direita é menor do que o dedo anelar são 33% mais propensos a desenvolver o câncer de próstata quando comparado com homens que possuem o dedo indicativo maior que o dedo anelar. Deve se notar que a maioria dos homens possui o dedo indicador bem menor que o dedo anelar.

O Professor Ros Eeles que participou deste estudo observou que esta análise rápida do tamanho dos dedos poderia ser complementada, especialmente em homens com mais de 60 anos (grupos de risco).

A questão diante de nós é se há alguma ligação entre o tamanho dos dedos e o câncer de próstata. Bem, isso se deve a testosterona. Na verdade, de acordo com este estudo britânico a causa dessas diferenças entre homens baseia-se ao nível gestacional. O tamanho dos dedos é determinado pelo contato com uma concentração alta ou baixa de testosterona no útero. Uma menor concentração desse hormônio resulta em um tamanho do dedo indicador maior do que o dedo anelar e protege após tantos anos contra o câncer de próstata. Ao contrário, uma maior concentração aumenta o risco de desenvolver este câncer, uma das causas mais comuns nos homens. Aqui está um a explicação racional deste estudo bastante original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..