segunda-feira, 27 de junho de 2016

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PULMÃO 2018

  CÂNCER DE PULMÃO
Prevenção do câncer de pulmão
A interrupção do hábito de fumar, em qualquer momento, implica na queda do risco de desenvolvimento do câncer de pulmão. Esta redução de risco ocorre de maneira gradual e progressiva ao longo de 15 anos. Após esse período, o risco se estabiliza, permanecendo 2 vezes maior para um fumante em comparação a um não fumante.

Apesar dos avanços no tratamento do câncer de pulmão nas últimas décadas o prognóstico da doença , quando diagnosticado em fase avançada, permanece desfavorável. Neste sentido, a detecção da doença na fase inicial seria interessante no sentido de proporcionar maior chance de tratamento e cura.

Com este racional, vários estudos têm sido realizados com o intuito de encontrar um método ou exame efetivo para o rastreamento da doença. O maior estudo realizado até o momento foi publicado recentemente: o "National Lung Screening Trial (NLST)" incluiu mais de 50000 pacientes considerados de alto risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer.

 Os pacientes foram divididos em 2 grupos para realização de Tomografia de tórax (com baixa dosagem de radiação) ou Radiografia do tórax anualmente por um período de 3 anos. 

Após um período de seguimento de aproximadamente 6,5 anos, observou-se uma redução do número de mortes por câncer de pulmão em torno de 20% com a realização da Tomografia de tórax. Este foi o primeiro estudo a demonstrar a vantagem de realizar um exame de rastreamento para o diagnóstico precoce do câncer de pulmão. 

No entanto, o estudo apresenta criticas metodológicas e não sabemos ainda se essa estratégia é aplicável em nosso meio. A Tomografia também é um exame não isento de riscos. Muitas dúvidas ainda existem com relação ao real benefício do rastreamento em câncer de pulmão.

Outros estudos de custo efetividade mostram que as campanhas que estimulam o abandono do tabagismo são de menor custo e a longo prazo podem promover uma redução importante do número de casos da doença.

Com as evidências científicas disponíveis até o momento, a maneira mais segura para prevenir a morte e as complicações pelo câncer de pulmão é a interrupção do tabagismo.

Prevenção outras dicas 

A melhor maneira de prevenir o câncer de pulmão é simplesmente não fumar ! Não há melhor conselho já que quase 90% dos casos de câncer de pulmão provêm do fumo.Ver: parar de fumar
– Outra dica é evitar a inalação das fumaças geradas pela queima de petróleo ou carvão (madeira)

.– Ingerir 200 microgramas de selênio por dia na dieta, ou na forma de suplementos têm um efeito significativo na prevenção do câncer do pulmão, alguns estudos referem-se a uma diminuição do risco de 45%. Pergunte ao seu médico sobre a dose diária recomendada de selênio para esta indicação.

– De acordo com um estudo chinês, comer alho todos os dias reduz em 44% o risco de câncer de pulmão. Entre os fumantes, o risco foi reduzido em 30%. O estudo envolveu 6.000 pessoas e foi realizado pelo Centro de Controle e Prevenção da província de Jiangsu, na China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..