segunda-feira, 27 de junho de 2016

SINTOMAS DO CÂNCER DE RIM 2018

SINTOMAS DO CÂNCER
Sintomas câncer de rim
O câncer renal raramente causa sinais ou sintomas em seus estágios iniciais, o que torna a doença mais perigosa e diagnosticada, na maioria dos casos, apenas em estágios avançados. Nos estágios avançados, os sintomas começam a aparecer. Alguns dos sinais são:

  • Hematúria ou sangue na urina, caracterizada por uma coloração vermelha ou rosa na urina.
  • Dores abdominais ou nas costas, logo abaixo das costelas, na altura dos rins.
  • Fadiga e perda de peso.
  • Febres.
  • Inchaço abdominal.

Diagnóstico câncer de rim
Na maioria dos casos, o câncer de rim é diagnosticado por tomografia computadorizada ou por exames de imagem como a ressonância magnética. Se a tomografia ou os exames de imagem acusarem alguma anormalidade, o médico pode solicitar outros exames, como exames de sangue e urina e biópsia de parte do rim. O médico ainda avalia se o tumor possui ou não gordura. Se a massa tumoral tiver gordura trata-se, na maioria dos casos, de um tumor benigno denominado angiomiolipoma renal. Se o tumor não possui gordura, trata-se de um carcinoma.

Uma vez diagnosticado, o câncer pode ser dividido em estágios, de acordo com o seu tamanho e severidade:
– Estágio I: tumor com até 7 cm de diâmetro. O tumor está confinado ao rim.

– Estágio II: o tumor é maior que no estágio I, mas ainda encontra-se confinado ao rim.

– Estágio III: nesse estágio, o tumor se expande para outros locais do rim e tecidos vizinhos e pode atingir a glândula adrenal. Pode também atingir linfonodos.

– Estágio IV: o câncer torna-se metastático, atingindo outros órgãos como ossos, cérebro, fígado e pulmão.

É extremamente importante diagnosticar o câncer renal o quanto antes. Segundo o Estudo Nacional sobre o Câncer Renal da Sociedade Brasileira de Urologia, 40% dos casos da doença são identificados quando o tumor está em estágio III ou IV, o que dificulta as chances de tratamento e cura da doença.
Complicações câncer de rim
Algumas complicações do câncer renal derivam da incapacidade do rim em exercer corretamente suas funções. Esses sintomas são conhecidos como síndrome paraneoplásicas e podem atingir até 20% dos pacientes portadores do câncer renal. Muitos dos sintomas que o paciente apresenta se dá pela produção de substâncias que alteram o funcionamento do organismo. Essas substâncias, semelhantes a hormônios, podem causar:

  • Hipertensão.
  • Aumento dos níveis de cálcio no organismo.
  • Alteração das funções hepáticas.
  • Aumento da contagem de células vermelhas no sangue.
  • Aumento do tamanho das mamas.
  • Síndrome de Cushing (causada pelo aumento da produção de cortisol pela glândula supra-renal). 

A Síndrome de Cushing por si só pode levar a outras complicações, como insônia, finura da pele, fome exagerada, agitação, sede em excesso, deposição de gordura no rosto, pescoço e tronco.

Além das complicações citadas acima, o câncer renal pode atingir o estágio IV e se espalhar para outros órgãos, originando outros tumores (metástase). Os órgãos mais comumente atingidos são a glândula adrenal, ossos, cérebro,fígado e pulmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..