terça-feira, 28 de junho de 2016

ENTENDA O CÂNCER DE PRÓSTATA 2018

  CÂNCER DE PRÓSTATA
O câncer de próstata é uma doença que acomete uma glândula do aparelho reprodutor masculino. É exclusivo de homens, sendo mais freqüente em pessoas acima dos 50 anos. No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que o Distrito Federal, seguido de Goiânia e São Paulo, são os estados com maior incidência da doença. Em 2013, dois em cada 10 casos de câncer de próstata no Brasil são descobertas em fase avançada (metástase).

O câncer de próstata ainda não tem causa definida, entretanto, há diversos fatores que parecem desencadear danos genéticos nas células e podem estar ligados à ocorrência da doença. Dentre eles destacam-se: tabagismo, alimentação não saudável e hábitos sedentários. Pacientes com histórico familiar de câncer de próstata tem risco aumentado de desenvolver a doença, assim como indivíduos negros.

Os sintomas iniciais podem ser imperceptíveis ou confundidos com os sintomas da hiperplasia benigna de próstata (HBP) como dificuldade e incomodo ao urinar, dentre outros. Em estágios avançados, os sintomas se tornam mais expressivos e podem incluir dores ósseas, sangue na urina e outros.

O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais, como a dosagem de taxas de PSA (ver infografia), e o exame de toque retal. Atenção, o teste de PSA é cada vez mais controverso, como meio de prevenção em homens saudáveis.

O tratamento depende de qual estágio o câncer está, optando-se pela remoção cirúrgica (em casos do câncer está isolado) ou terapia hormonal com radioterapia (em casos de metástase).

Plantas medicinais estão sendo estudadas com efeito protetor ao câncer, como chá verde e sucupira. A homeopatia pode auxiliar no alivio dos efeitos colaterais da quimioterapia.

É importante que pacientes acima dos 50 anos sempre façam um controle diagnostico freqüente, assim como hábitos saudáveis de alimentação e de vida.

Definição
O câncer de próstata é uma doença que se desenvolve em uma glândula do aparelho reprodutor masculino, a próstata.Definição câncer de próstata

Assim como outros cânceres, este ocorre quando há uma proliferação anormal de células dessa glândula, que começam a se multiplicar de maneira desordenada, originando o tumor.

O câncer de próstata é uma doença maligna, diferentemente do aumento observado na próstata que normalmente acontece após os 50 anos, denominado Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB).

Na grande maioria dos casos (cerca de 90%), o câncer é de crescimento lento, ou seja, muitas vezes leva anos para se desenvolver antes de eventualmente se tornar perigoso (formação de metástase, por exemplo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..