segunda-feira, 27 de junho de 2016

ESTATÍSTICA DO CÂNCER DE MAMA 2018

 CÂNCER DE MAMA
Estatísticas câncer de mama
Frequência de mulheres e homens com câncer de mama
Estatísticas câncer de mama O câncer de mama pode ocorrer tanto em homens como em mulheres, no entanto, é muito mais comum em mulheres (nos Estados Unidos, por exemplo, mil vezes mais mulheres são afetadas pelo câncer de mama do que homens).
Nos países ocidentais, este tipo de câncer é uma das principais causas de morte entre as mulheres.

O câncer de mama em relação a outros tipos de câncer
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo (isso pode variar dependendo do país) e tipo de câncer mais comum entre as mulheres, correspondendo a quase 22% dos novos casos de câncer.

Taxa de sobrevida no câncer de mama
A taxa de sobrevida de 5 anos é de 61% a nível mundial. Já em um país desenvolvido como os Estados Unidos, a taxa de sobrevida de 5 anos ao câncer de mama é de 89% (fonte: Webmd.com, outubro de 2012).

De acordo com pesquisadores americanos, em um artigo de junho de 2014 sobre a mamografia 3D, um novo método de triagem permite diminuir erros de diagnóstico (positivos e negativos). Eles também observaram a taxa de sobrevida, que em cinco anos foi de 97% se o câncer for detectado suficientemente cedo e ainda não ter se espalhado para além da mama.

Frequência na população
Nos Estados Unidos, uma em cada oito mulheres teve, tem ou terá câncer de mama. Em outros países, como o Japão, a proporção de mulheres afetadas pelo câncer de mama é menor (diferentes hábitos alimentares ou a genética podem explicar a discrepância).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência de câncer de mama aumentou 10 vezes desde 1960 e 1970. No entanto, a partir dos anos 2000, houve uma estabilização nos números de casos (pelo menos nos países ocidentais), possivelmente devido a uma melhor triagem e detecção do câncer bem como a uma diminuição na adesão da terapia hormonal de substituição (THS).

Se o câncer for detectado numa fase precoce, a taxa de sobrevida em 5 anos é de quase 100% (dados para os Estados Unidos, de 2014, fonte: Webmd.com).

Número de casos de câncer de mama (diagnóstico e morte)
Em 2011, havia 1,5 milhões de pessoas diagnosticadas com câncer de mama no mundo [fonte: Relatório Mundial do Câncer de Mama 2012].

De acordo com a OMS, o câncer de mama provoca 450 mil mortes anualmente em todo o mundo.
Nos Estados Unidos, em 2012, estima-se que houve 226.870 mulheres e 2.150 homens diagnosticados com câncer de mama. Estima-se também que neste mesmo ano, o número de mortes em decorrência do câncer de mama foi de 39.510 mulheres e 410 homens (fonte: Webmd.com, outubro de 2012).

Idade média no diagnóstico 
Nos Estados Unidos,a idade média no diagnóstico do câncer de mama é 61 anos.

Brasil
No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados de 49.400 novos casos de câncer de mama em 2010, com um risco de 49 casos a cada 100 mil mulheres, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde já existe uma concentração maior de diagnósticos da doença. Segundo dados do Data SUS do Ministério da Saúde, o número de mulheres que morreram por causa do câncer de mama aumentou 45% em 10 anos. O mapa abaixo mostra dados do INCA para 2010 de acordo com os estados do Brasil:
 CÂNCER DE MAMA
mapa câncer mama Brasil Cerca de 80% dos casos de câncer de mama é do tipo carcinoma ductal. O carcinoma lobular é bilateral (acomete as duas mamas) em 30% dos casos. 

Os outros tipos de câncer de mama menos freqüentes, como doença de Paget, carcinoma mucinoso, medular, tubular e papilar correspondem a menos de 10% de todos os casos. O carcinoma inflamatório constitui de 1 a 3% dos cânceres de mama, sendo uma das formas mais agressivas do câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..