segunda-feira, 27 de junho de 2016

TRATAMENTO DO CÂNCER DE ESTOMAGO 2016

 CÂNCER DE ESTOMAGO
Tratamento do câncer 
Antes de qualquer tratamento, o paciente será submetido à uma série de exames chamados de exames de estadiamento, onde será avaliada a extensão da doença. Esta avaliação é fundamental para uma melhor análise das condições de saúde e da melhor abordagem terapêutica para o paciente em questão.

Caso a doença esteja restrita somente ao estômago e o paciente tenha boas condições gerais de saúde, o tratamento preconizado é chamado de gastrectomia, onde, de maneira simplificada, será realizada a retirada cirúrgica parcial ou total do estômago doente. A cirurgia é o pilar do tratamento do câncer de estômago localizado e as outras modalidades terapêuticas (como por exemplo a quimioterapia e a radioterapia) serão avaliadas caso a caso, dependendo da extensão do comprometimento gástrico pelo tumor e das condições clínicas do paciente.

Nos casos mais avançados, onde a doença compromete outros órgão além do estômago, a terapia sistêmica é a base do tratamento, sendo a cirurgia e a radioterapia indicadas conforme a necessidade individual. A terapia sistêmica consiste no uso intravenoso de quimioterapia e/ ou drogas alvo.

Dicas para o tratamento
Seguem abaixo algumas das melhores dicas para o tratamento do câncer de estômago:
– Procure não faltar nas sessões de quimioterapia. Elas são muito importantes para a recuperação do paciente. Normalmente quando se perde uma sessão, as células tumorais tornam-se mais resistentes aos medicamentos.
– Converse como seu médico sobre a doença. Apóie-se em familiares e amigos para superar toda a angustia. Há associações médicas específicas para dar suporte ao paciente com câncer.

– Converse com o seu médico sobre o tratamento. Se os efeitos colaterais estiverem muito fortes, peça medicamentos para combater as náuseas, vômitos, e outros sintomas.

– Alimente-se bem e tenha uma dieta rica em proteínas, fibras e vitaminas. Se necessário, peça para o seu médico suplementos alimentares à base de proteínas e nutrientes.

– Procure terapias complementares, como ioga, acupuntura, relaxamento, etc. Elas melhoram a qualidade de vida do paciente e sua reação frente aos medicamentos.


– Em caso de remoção do estômago (gastrectomia), o paciente deve tomar suplementos alimentares, principalmente de vitamina B12, para compensar deficiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..