domingo, 26 de junho de 2016

COMO PREVENIR CÂNCER DO COLO DO ÚTERO 2016

 CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
Prevenção e diagnóstico
O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões pré-cancerígenas e fazer o diagnóstico precoce da doença. Ele pode ser feito nas unidades básicas de saúde ou no consultório médico durante o exame ginecológico. Sua realização periódica permite reduzir significativamente a mortalidade pela doença. É indolor, simples e rápido.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.
Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

O Papanicolau deve ser realizado em toda mulher entre 25 e 64 anos que tenha ou já teve vida sexual. Inicialmente a coleta deve ser realizada anualmente. Após dois exames consecutivos com resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

O exame poderá apresentar os seguintes resultados:
Negativo para câncer: se esse for o primeiro resultado negativo, deverá ser feita nova coleta em um ano. Caso o resultado tenha sido negativo no último ano, repetir o exame em 3 anos.
Alteração (NIC I): repetir o exame em seis meses;
Outras alterações (NIC II e NIC III): o médico decidirá a melhor conduta. Outros exames poderão ser necessários (colposcopia por exemplo);
Infecção pelo HPV: repetir o exame em seis meses;
Amostra insatisfatória: Repetir o exame o quanto antes, o material da coleta não foi adequado para a análise.

Recentemente foi aprovada a comercialização no Brasil de duas vacinas usadas na prevenção das infecções pelo HPV (Gardasil® e Cervarix®). Elas protegem o indivíduo contra dois ou quatro subtipos do vírus: o 6 e o 11 (presentes em 90% dos casos de verrugas genitais) e o 16 e 18 (de alto risco para o câncer do colo o útero, presentes em 90% dos casos de câncer de colo uterino). Estão indicadas sua administração em homens e mulheres entre 9 e 25 anos. É importante enfatizar que as vacinas não protegem contra todos os subtipos do HPV. Sendo assim, o exame preventivo deve continuar a ser feito mesmo em mulheres vacinadas.

Tratamento
Uma vez diagnosticado câncer de colo uterino, o tratamento deverá ser individualizado e orientado por um médico especialista. As principais opções terapêuticas são a cirurgia, quimioterapia, radioterapia e a braquiterapia, utilizadas isoladamente ou em associação. O tipo de tratamento dependerá do tamanho do tumor, sua extensão para estruturas locais e fatores pessoais, como idade e desejo de ter filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..