segunda-feira, 27 de junho de 2016

CÂNCER DE PULMÃO RADIOTERAPIA 2018

 RADIOTERAPIA
Radioterapia para câncer de pulmão
A radioterapia para câncer de pulmão utiliza radiação para destruir as células cancerígenas e pode ser aplicada por radiação externa, através de uma máquina que emite feixes de radiação, ou por braquiterapia em que o material radioativo é colocado próximo do câncer.

A radioterapia é muitas vezes o principal tratamento do câncer de pulmão, principalmente quando a cirurgia é contraindicada devido ao seu tamanho ou localização do tumor. É utilizada, também, antes da cirurgia para reduzir o tamanho de tumor, ou depois, para destruir as células cancerígenas que ainda possam estar no pulmão. Os efeitos colaterais da radioterapia podem ser:

  • Fadiga;
  • Perda de apetite;
  • Dor de garganta;
  • Irritação na pele no local da radiação;
  • Febre;
  • Tosse;
  • Falta de ar.

Geralmente, os efeitos colaterais desaparecem no final do tratamento, mas alguns sintomas como tosse, falta de ar e febre, indicativos de inflamação dos pulmões, podem persistir por alguns meses.

Terapia fotodinâmica para câncer de pulmão
A terapia fotodinâmica para câncer de pulmão é utilizada nos estágios iniciais da doença quando é preciso abrir as vias aéreas obstruídas pelos tumores nos pulmões. Esta terapia consiste no uso de um remédio especial, que é injetado na corrente sanguínea com o objetivo de se acumular nas células cancerígenas. Após o acúmulo do medicamento no tumor, é aplicado um raio laser no local para matar as células cancerígenas que depois são removidas através de uma broncoscopia. A terapia fotodinâmica pode provocar inchaço das vias aéreas por alguns dias, causando falta de ar, tosse com sangue e catarro, que podem ser tratadas no hospital.

O tratamento nutricional para câncer de pulmão consiste na ingestão de medicamentos ou alimentos ricos em antioxidantes como vitamina A, E e C, que ajudam a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia ou radioterapia e estimulam a sua ação, aumentando assim a chance de cura do câncer.

Em caso de câncer de pulmão existem diferentes tipos de câncer e o seu tratamento é diferente. O tratamento de câncer de pulmão de pequenas células consiste em radioterapia e quimioterapia, dispensando a cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe sua opinião..